25 de out. de 2012

GMC 3500, 5-90, 6-100, 6-150, 7-110, 12-170, 14-190, 16-210 e 15-190.

Mesmo pouco comum, as vezes em uma implementação encontramos alguns GMCs… Então, lá vai os dados técnicos…

GMC

GMC 3500HD

GMC3500

 

GMC 5-90

GMC5-90

 

GMC 6-100 / 6-150

GMC6-100e6-150

 

GMC 7-110

GMC7-110

 

GMC 12-170 / 14-190 / 16-220

GMC12-170e14-190e16-220

 

GMC 15-190 4x2

GMC15-1904x2

Volvo não vê alta de mercado de caminhões após queda no lucro

 

A Volvo disse não esperar crescimento dos mercados europeu e americano no próximo ano, após as encomendas e o lucro da segunda maior fabricante mundial de caminhões terem recuado no terceiro trimestre. No Brasil, a empresa estima uma alta de 5,5% no mercado em 2013.

A crise de dívida na Europa e a fraca recuperação econômica nos Estados Unidos travaram a demanda por caminhões pesados. As encomendas da Volvo no terceiro trimestre caíram 25% sobre um ano antes, superior à queda prevista pelo mercado, de 17%.

O resultado se compara ao da rival Scania, que apurou uma queda de 10% nas encomendas no período, sendo menos prejudicada por não estar presente nos EUA. O lucro operacional da Volvo caiu para 2,9 bilhões de coroas suecas (US$ 435,68 milhões), contra 5,8 bilhões de coroas um ano antes e bem abaixo da estimativa de 4,5 bilhões.

A companhia afirmou que as fábricas na Europa e nos EUA estão operando abaixo da capacidade máxima, mas não forneceu mais detalhes. A fabricante disse ainda esperar que os mercados de caminhões europeu e americano no próximo ano permaneçam no mesmo nível visto em 2012, com a demanda nos EUA ainda fraca no começo do ano.

No Brasil, onde incentivos governamentais começaram a impulsionar a demanda, o mercado deve chegar a 95 mil caminhões em 2013, ante previsão de 90 mil para este ano. Para 2012, a Volvo manteve as estimativas para todos os mercados, incluindo uma contração da indústria na Europa de cerca de 5% e crescimento de 15% na América do Norte.

“Terra”

Scania T112 H 4x2 / T112 H 6x2 / T113 H 4x2

Um conjunto de Fichas técnicas dessa serie muito presente em nossas estradas.

Clique no modelo para acessar o link e fazer o Download:

T 112 H 4x2

T112 4x2

T 112 H 6x2

T112 6x2

T 113 H 4X2

T113 4x2

22 de out. de 2012

Daimler faz estreias mundiais de leves e pesados

Entre os destaques, estão o Antos, pesado projetado para distribuição, e o Fuso Canter Eco Híbrido

Hannover: Daimler faz estreias mundiais de leves e pesados

A Daimler AG apresenta novos veículos no Salão Internacional de Transporte de Hannover, na Alemaha, entre os dias 20 e 27 de setembro de 2012. Entre os lançamentos, a marca vai apresentar a nova van urbana Mercedes-Benz Citan, o Fuso Canter Eco Híbrido e o caminhão pesado Mercedes-Benz Antos, que é o modelo indicado para aplicações de distribuição com caminhões pesados.

A Daimler Trucks, com suas marcas Mercedes-Benz na Europa e no Brasil, Fuso no Japão, e Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses nos EUA, obteve um excelente resultado em 2011 (vendas e receitas tiveram aumento de 20%). Andreas Renschler, membro do Board da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses, afirma que os resultados positivos refletem em 2012: "Nos primeiros cinco meses, conseguimos aumentar nossas vendas mundiais em 23% quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Em conjunto, esperamos que nossas vendas de caminhões sejam maiores em 2012 do que no ano passado, e nossos ganhos voltem no mínimo a se equiparar aos de 2011". 

O caminhão rodoviário Actros, que foi lançado com sucesso no mercado europeu no ano passado, terá novos sistemas de assistência. Será apresentado no IAA, o novo "Active Brake Assist" (Sistema de Assistência Ativa de Frenagem), que está em sua terceira geração.

A subsidiária japonesa da Daimler, a Fuso, apresentará o primeiro caminhão híbrido de sua categoria, o novo Canter Eco Híbrido na IAA de Hanover. O veículo entrará em produção para o mercado europeu na planta da Fuso em Tramagal, Portugal, neste semestre. Graças a sua tecnologia de propulsão alternativa, o modelo de 7.5 toneladas consome 23% menos combustível do que o modelo Canter movido a diesel. O veículo garante economia de combustível e representa um grande passo em direção do desenvolvimento dos sistemas de propulsão alternativos.

A Sprinter da Mercedes-Benz chega ao mercado equipada com transmissão automática 7G-Tronic de sete marchas que é única no segmento de vans e oferece mais conforto, economia de combustível e dinâmica de direção aos clientes. Os motores da linha Sprinter são equipados com a tecnologia BlueEFFICIENCY, resultando em economia de combustível e condução mais limpa. A combinação da tecnologia com o novo câmbio, melhora o consumo, em cerca de sete litros a cada 100 km. A Sprinter também expande sua liderança em termos de segurança com características adicionais do sistema de segurança ESP.

“icaminhões”

Vendas de caminhões começam a ser retomadas

Com a taxa de Finame abaixo da inflação, mercado mostra sinais de recuperação em outubro

Com a chegada da nova motorização Euro 5 em janeiro de 2012, dois fatos se destacaram no mercado de caminhões do Brasil. Uma delas foi a dúvida do setor com relação à preparação dos postos de combustíveis em atender os novos caminhões com o diesel S-50 e o fluido Arla 32, ambos necessários para os veículos. Outra questão foi a extrema cautela de frotistas e autônomos, que anteciparam a renovação da frota comprando modelos com tecnologia Euro 3 no primeiro trimestre (período permitido por lei). Consequentemente, esse ambiente gerou queda nas vendas. Mas o governo federal não ficou assistindo, e reagiu com medidas como a adoção de uma taxa de 2,5% ao ano para o Finame, que começa a mostrar seus resultados agora, em meados de outubro.

De acordo com o balanço parcial da Fenabrave (entidade que reúne concessionários de todo o País), as vendas de caminhões na 1ª metade de outubro já reagiram, com uma alta de 12% na comparação com igual período do mês de setembro. Foram registradas neste mês as vendas de 5.666 unidades, 615 a mais do que no período anterior.

Apesar dos sinais positivos, a retomada das compras pode esbarrar por um detalhe importante que é fruto do cenário pessimista de baixas vendas: como a queda ao longo de 2012 forçou as fabricantes a reduzirem a produção, podem ocorrer eventuais faltas de caminhões em alguns segmentos.

Para Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, isto ocorrerá porque, como a indústria se adaptou à demanda do mercado, caso a recuperação aconteça, alguns modelos poderão entrar em "listas de espera": "A produção não retoma na mesma velocidade das vendas. Hoje não falta produto, mas até o mês de dezembro pode faltar, principalmente em alguns setores específicos", afirmou o executivo. "O segmento de extrapesados tem apresentado uma recuperação mais rápida. Não posso dizer que irá faltar, mas reagiu mais rápido. Se este ritmo de venda continuar, provavelmente vamos sentir escassez de produto", comentou. 

Para a Iveco, a reação no segmento de extrapesados já pautou a produção para o ano que vem: "Muitos clientes do segmento de caminhões pesados e extrapesados não haviam feito sua programação de renovação de frota, e agora com essa taxa de 2,5% vieram com força às compras. Com isso, os estoques e a produção rapidamente foram negociados e alguns modelos só têm previsão de entrega em janeiro ou fevereiro", fala o diretor comercial da fabricante, Alcides Cavalcanti.

Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil, comemora a iniciativa da União em adotar uma taxa de Finame abaixo do índice da inflação: "O governo demonstra estar atento à situação do segmento. Acreditamos que as vendas do setor devem reagir positivamente mediante os esforços em cortar impostos e oferecer empréstimos subsidiados", comentou o executivo.

O Banco Mercedes-Benz registrou na última semana de setembro um aumento no número de entradas de financiamentos, que quase quadriplicaram após a entrada em vigor da taxa de 2,5%. A concessionária Tietê, que comercializa veículos da MAN Latin America, também revelou uma expectativa positiva em função do crédito mais leve ao consumidor e da antecipação de compras de 2013.

Marcel Bueno, supervisor de Marketing e Vendas da Ford Caminhões, acredita que a alta e o aumento das vendas podem demorar um pouco para mostrar seus resultados efetivos. "Quando o governo anunciou o Finame novo, ficamos praticamente três semanas sem as regras serem aplicadas até os bancos operacionalizarem com a nova taxa, que começou no final de setembro. Além disso, um caminhão demora para ser emplacado: primeiro, ele sai da montadora inacabado, vai para a implementadora e aí então para o emplacamento. É um período de 30, 45 dias, para ele aparecer como emplacado. E isto gera um atraso para que nós possamos ver alterações na indústria", explica Bueno.

A expectativa de todos os executivos das fabricantes é a prorrogação da taxa de 2,5% ao ano: "Hoje, trabalhamos com a taxa até dezembro. Sempre contamos que o governo olha o segmento de perto, e que se o mercado ainda precisar deste incentivo de taxa, acreditamos que o governo mantenha o Finame no patamar atual, pois ele é responsável por 85% a 90% dos negócios", afirmou Marcel Bueno, da Ford.

Menos otimismo para os implementos

De janeiro a setembro deste ano, as empresas produtoras de implementos rodoviários venderam 119.397 unidades, 17% a menos do que no mesmo período do ano passado. Em 2011, de janeiro a setembro foram vendidos 143.715 implementos.

Das 15 faixas de produtos analisadas pela Anfir (Associação dos fabricantes de implementos) no segmento Pesado (reboque e semirreboque), somente uma - a Carrega Tudo - registrou desempenho positivo. Há casos de queda de 0,1% (baú frigorifico) a 31% (soma dos três modelos de tanques: carbono, inox e alumínio). No total, o segmento Pesado registrou 38 mil unidades vendidas de janeiro a setembro, o que representa queda de 16% ante o mesmo período do ano passado.

No segmento Leve (carroceria sobre chassis), todas as sete faixas de produtos analisadas estão em queda. A menor redução está registrada em tanque (3,6%) e a maior em baú lonado (32,76%). No total, de janeiro a setembro foram comercializadas 81.397 unidades do segmento Leve, o que representa redução de mercado de 17% sobre o mesmo volume apurado no ano passado. 

"A retomada do mercado poderá acontecer já em outubro, porém é cedo ainda para prever quais as primeiras linhas de produto que responderão positivamente," diz Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir. "A taxa de juros de 2,5% ao ano é muito importante, porém o setor depende do aquecimento da atividade industrial, além de outros setores da economia", explica Alcides Braga, presidente da associação.

“icaminhões”

Pastre conclui compra da Boreal

Processo de compra da fabricante de implementos rodoviários iniciou em dezembro de 2008.

Pastre conclui compra da Boreal

A Pastre anunciou ter concluído no fim de setembro a compra das cotas restantes da Boreal, até então pertencentes ao empresário Rafael Wolf Campos. Hoje, o Grupo Pastre produz 2.400 implementos rodoviários por ano, tem 500 colaboradores e ocupa a 8º posição no ranking do setor de fabricantes de reboques e semirreboques.

O processo de compra da Boreal foi iniciado em dezembro de 2008, quando ocorreu a compra de 50% das cotas existentes da então fabricante de baús frigoríficos. Após o aporte financeiro, a empresa ampliou a linha de produtos, chegando a lançar na última Fenatran uma linha de baús lonados (siders). 

Nascida como Bonano do Brasil, a Boreal tem 17 anos de história. A Metalúrgica Pastre iniciou suas atividades em 1974 como Oficina Pastre, e em 1976 dedicou-se à fabricação de caçambas basculantes. 

Lauro Pastre, diretor industrial da empresa que leva seu sobrenome, considera que a proximidade das duas empresas em Quatro Barras (PR), às margens da Rodovia Régis Bittencourt, facilitará o processo de incorporação. E acrescenta que a Pastre mantém seus planos de ampliação da produção.

“icaminhões”

Jogo da Scania busca reduzir acidentes nas estradas

Inspirado no "Melhor Motorista de Caminhão do Brasil", jogo é o primeiro simulador virtual de condução em 3D lançado no Facebook

Jogo da Scania busca reduzir acidentes nas estradas

As técnicas de condução defensiva inspiraram o game online que a Scania lançou baseada na competição "Melhor Motorista de Caminhão Brasil" (MMCB), cuja final nacional será realizada de 25 a 27 de outubro, em São Paulo. Na simulação digital, o jogador dirige um modelo R 440.

O jogo "pega carona" nos mesmos objetivos da ação real, que incentiva a valorização dos condutores, a economia de combustível e a redução dos acidentes nas rodovias. 

O respeito às leis de trânsito também é outro ponto avaliado durante o game. O jogador precisa estar atento a eventuais infrações como excesso de velocidade, ultrapassagem proibida, entre outras, e terá a habilidade ao volante testada em situações reais como pista molhada, animais ou pedestres na via. 

"O jogo do 'Melhor Motorista de Caminhão do Brasil' é um inovador simulador virtual de condução de caminhão. A dinâmica da direção, as manobras e as dificuldades beiram a perfeição", diz Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação Comercial da Scania do Brasil. "Fomos a campo consultar os motoristas para entender os principais desafios enfrentados nas estradas. Esse contato foi o diferencial para criarmos um jogo que se aproximasse tanto do dia a dia da profissão". 

Para jogar basta curtir a página oficial da Scania Brasil e acessar o game ou participar da última final regional do MMCB levando 1 kg de alimento não perecível. As provas serão realizadas nos dias 20 e 21 de outubro, em Rondonópolis (MT).

“icaminhões”

Volvo fará investimentos de US$ 500 mi no Brasil

Anúncio veio do CEO do grupo, Olof Persson, e aporte contemplará a chegada do novo extrapesado FH

Volvo fará investimentos de US$ 500 mi no Brasil

O Grupo Volvo anunciou investimento de US$ 500 milhões no Brasil nos próximos três anos. A informação veio do próprio CEO do grupo, Olof Persson, que esteve em visita ao País na semana passada. O pacote inclui a introdução no mercado nacional do novo extrapesado FH, apresentado no Salão de Hannover e que será produzido na fábrica de Curitiba (PR).

O investimento também abrange a vinda de uma segunda marca do grupo no segmento de caminhões, iniciativa que já havia sido anunciada no Salão de Hannover. Porém, ainda não está definida qual das marcas será trazida ao Brasil (Renault, Mack e UD), nem o prazo para seu lançamento.

Segundo o CEO da Volvo, além da nova marca, que terá rede de distribuição própria, o investimento contemplará novas linhas de produção, contratações e desenvolvimento de produtos. O último ciclo de investimento da Volvo, um pacote de US$ 250 milhões, foi concluído em 2011.

“icaminhões”

20 de out. de 2012

Caminhões para diversão! Euro Truck Simulator 2

Não é hora de sossegar! Conheça as mais diferentes cidades, gerencie a sua empresa e cruze a Europa na boleia de novos caminhões!

Euro Truck Simulator 2 é a sequência de um dos simuladores de caminhão de maior sucesso em todo o mundo – e um dos preferidos da galera que frequenta o Baixaki.

A primeira versão do game, o Euro Truck Simulator, revolucionou os games do estilo, trazendo capricho gráfico, jogabilidade realista e uma quantidade sem fim de missões para você cruzar a Europa conduzindo as mais diversas cargas.

Agora, o sucesso volta em uma continuação cheia de novidades. Prepare um café bem forte e ajeite a sua cadeira, pois você vai querer conquistar o Velho Continente a bordo dos caminhões mais alucinantes do planeta!

Começando como um empregado

Ao começar a jogar Euro Truck Simulator 2 você não tem nada às mãos, a não ser a habilidade para dirigir um caminhão. Quer dizer, você pode realizar um rápido tutorial, no qual o game traz pequenas dicas de como tudo funciona, seja a utilização das câmeras que tornam mais fácil as manobras ou, então, como você deve utilizar o seu GPS, por exemplo.

 

No jogo, você tem total independência para escolher onde será a sua base, ou seja, de qual cidade europeia você deseja partir. Feito isso, você pode embarcar em sua primeira missão, mas não pense que a sua vida será fácil. Como você ainda é um iniciante, precisará dirigir o caminhão de alguma empresa.

Há vários trabalhos do tipo disponíveis no mapa e os primeiros trazem trechos nacionais e com entregas em cidades próximas. Somente à medida que você evoluir e ganhar experiência é que trajetos mais compridos e complexos surgirão como opções.

Além disso, novas cargas também podem ser desbloqueadas, pois, com mais pontos de jogo, você se torna apto a realizar cursos para obter novas licenças. Essas são fundamentais para que você transporte diferentes cargas, como produtos inflamáveis, por exemplo, algo que exige mais cuidado – mas que também paga muito melhor!

Respeito ao trânsito

Ao ganhar as estradas, perceba que no Euro Truck Simulator 2 a fiscalização está mais presente do que nunca. A ânsia de cumprir a missão o mais rápido possível e entregar a carga dentro do prazo pode fazê-lo achar uma boa ideia furar um sinal, por exemplo.

Dê olho na sinalização

Isso, contudo, pode sair caro. É preciso respeitar a sinalização de trânsito, caso contrário o prejuízo das multas será maior do que o pagamento pelo cumprimento da tarefa! Logo, não passe em sinais vermelhos, não ande na contramão (cuidado com isso na Inglaterra!) e, principalmente, não bata em outros veículos.

Além da multa, colisões podem custar ainda mais caro, afinal de contas você pode acabar tendo que chamar o serviço de assistência para o seu caminhão, tendo que pagar os reparos e, de quebra, perdendo o prazo de entrega que você estava com tanta pressa em cumprir!

Dinheiro fácil? Não no Euro Truck Simulator 2

Se as infrações podem custar caro, assim que você conseguir realizar as suas primeiras missões dentro do Euro Truck Simulator 2 poderá perceber que o seu suado dinheirinho não pode ficar sendo gasto em multas de trânsito.

No game, os contratantes não gostam muito de esbanjar em seus pagamentos, de forma que ganhar dinheiro não é uma tarefa das mais fáceis. Assim, se você quer economizar para comprar os próprios veículos, não deve ficar gastando em reparos no seu caminhão.

Dono do próprio nariz

Se você é um motorista dedicado e cuidadoso, após realizar alguns fretes terá a chance de pegar um empréstimo do banco e comprar o seu primeiro veículo próprio. Ao fazer isso, você dá um novo passo dentro do game, pois passa a ter a oportunidade de ser contratado sem precisar de intermediários.

Caminhões custam caro!

Com isso, você é capaz de conseguir trabalhos mais lucrativos e, consequentemente, começa a desenvolver a sua empresa. E não pense que este será um negócio solitário. Com mais grana entrando em caixa, você consegue comprar novos caminhões e contratar motoristas para conduzi-los nas mais diferentes tarefas. Se dinheiro chama dinheiro, em breve você pode se tornar uma das maiores empresas de logística de toda a Europa. Nada mal, não é mesmo?

Ao todo, o Euro Truck Simulator 2 pode levar os jogadores para mais de 60 cidades europeias, incluindo algumas das principais capitais do mundo. Cruzando o continente, você pode encontrar as mais diferentes paisagens, como campos de trigo ou grandes metrópoles. Ah, e mais uma vez: fique atento à mão-inglesa, caso contrário acidentes serão inevitáveis!

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/euro-truck-simulator-2.htm#ixzz29rOu53ha

“Baixaki”