20 de ago. de 2013

Por R$ 320 mil, novo extrapesado tem itens de carro de luxo

Iveco começa a produzir no Brasil o Stralis Hi-Way, que competirá no crescente segmento de caminhões de grande porte com itens de luxo

A Iveco anunciou a chegada ao Brasil do seu mais novo gigante do asfalto, o Stralis Hi-Way, que já é produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG). O modelo irá disputar o segmento dos extrapesados e conta com itens de conforto característicos de veículos de passeio como ar-condicionado digital e bancos de couro, além de geladeira de 23 l e cama com espuma viscoelástica. O preço também é parecido com carros de luxo: entre R$ 320 mil e R$ 395 mil.

De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco, o mercado de caminhões com alta capacidade de carga ganhou fôlego neste ano com o crescimento da safra de grãos e com a demanda do setor de construção civil, aquecido pelos grandes eventos esportivos a serem realizados no País. A fabricante acredita que devem ser comercializados cerca de 50 mil unidades de caminhões extrapesados no próximo ano, ante 35 mil em 2012. 

O Hi-Way marca a estreia da empresa no segmento e aposta em itens de série que focam no conforto do motorista, economia de combustível e facilidade de gestão para frotas de transportadoras. A Iveco investiu R$ 100 milhões na adaptação local do produto – primeiramente fabricado na Espanha – capaz de carregar até 80 toneladas. 

O modelo foi lançado no ano passado na Europa e levou o prêmio de Caminhão do Ano 2013 durante a feira de Hannover, o maior evento mundial do setor de transportes. Além de novo design, o caminhão vem com um motor inédito no Brasil, de 560 cavalos de potência, fabricado pela FPT, que assim como a Iveco faz parte do grupo Fiat Industrial.

O interior do Hi-Way é um salto de qualidade em relação a última geração do Stralis. O painel agora é voltado para o condutor e o acabamento foi melhorado. Entre os itens de série estão ar-condicionado digital com controle remoto, volante multifuncional, geladeira, cortina frontal elétrica, bancos em couro com regulagem pneumática de altura, cama com espuma viscoelástica (um segundo beliche é opcional) e rádio com CD/MP3/USB.

As novidades em conforto são acompanhadas de ajustador automático de freios, ABS, piloto automático e limitador de velocidade, computador de bordo, freio motor por descompressão, sensor de desgaste da lona de freio, entre outros equipamentos de série. Estarão disponíveis três opções de motor: os “menores”, de 440 cv e 480 cv, já estavam presentes na linha Stralis Ecoline, enquanto o de 560 cv será uma exclusividade do Hi-Way.

É “mimando” os caminhoneiros que a Iveco pretende ampliar sua fatia no mercado brasileiro de caminhões, que cresceu 11% de janeiro a julho deste ano, segundo dados da Fenabrave. Atualmente, a fabricante é apenas a sexta em vendas, com 7,3% em geral, enquanto Mercedes-Benz e Volkswagen somam cerca de 50% do total. Mas especificamente no segmento de pesados, a liderança é de Scania e Volvo, que serão os principais alvos do Hi-Way. Outro rival é o recém-lançado Ford Cargo.

“Terra”

Nenhum comentário: