A previsão é de que os espaços estejam prontos, nas duas rodovias, até abril de 2014.
Os planos de concessões das BRs 040 e 116 são os primeiros no País a prever a construção de pontos de parada para veículos de carga. As obras estarão de acordo com as determinações da Lei do Motorista, apresentando um intervalo médio de 200 quilômetros entre os espaços de apoio, o que permite que o motorista descanse a cada quatro horas. A previsão inicial é de que os espaços da BR-040 estejam prontos até março de 2014, enquanto os da outra rodovia fiquem finalizados até abril do mesmo ano.
A concessão da BR-116 em Minas Gerais vai abranger um trecho de 816,7 km, que perpassa o território mineiro, ligando o sul da Bahia ao oeste do Rio de Janeiro. Já o trecho da BR-040 se estende de Brasília (DF), no entroncamento da BR-251, até Juiz de Fora (MG), totalizando 936,8 km. A primeira rodovia congregará quatro pontos de parada, e a outra terá cinco. Os locais serão definidos pela empresa, mas precisão ser acatados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes Autônomos (CNTA), a instalação de pontos de apoio é uma medida importante para o exercício da profissão de caminhoneiro. Para a entidade, mais do que uma exigência legal, a construção desses locais é uma necessidade de ordem humana, ao dar condições estruturais para que o motorista possa "executar sua função com dignidade e segurança".
BRs terão 19 praças de pedágios
Com validade de 25 anos, os projetos integram a fase 1 da 3ª Etapa das Concessões Rodoviárias Federais e estão previstos no Programa Nacional de Desestatização. As empresas que vencerem os editais deverão recuperar, conservar, manter, operar, implantar melhorias e ampliar a capacidade das rodovias. A publicação do governo prevê que os trechos deverão ser totalmente duplicados até o final do quinto ano do prazo da concessão, isto é, 2018. As obras da BR-040 e da BR-116 terão, respectivamente, custos de R$ 6,5 bilhões e R$ 5,1 bilhões em investimentos, além de R$ 2,5 bilhões e R$ 2,3 bilhões em custos operacionais.
Além dos pontos de apoio, também está prevista a construção de pedágios. Na BR-040, serão implantadas 11 praças, com distância de 78 quilômetros entra cada uma, abrangendo os municípios de Cristalina, em Goiás, e Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, Canoeiros, Felixlândia, Curvelo, Sete Lagoas, Nova Lima, Carandaí e Juiz de Fora, em Minas Gerais. O valor da cobrança para caminhoneiros irá custar entre R$ 6,40 e R$ 19,20, dependendo das dimensões do veículo. Já na BR-116, serão estabelecidos oito pedágios, localizados nos municípios mineiros de Medina, Caraí, Itambacuri, Governador Valadares, Ubaporanga, São João do Manhuaçu, Muriaé e Além Paraíba. Os custos para os motoristas de caminhão variam entre R$ 9,80 e R$ 29,40. A cobrança das tarifas somente poderão ter início após a conclusão de 10% das obras de duplicação.
O projeto da BR-040 prevê ainda uma série de benefícios estruturais e operacionais, tais como a implantação de nove trevos, 52 passarelas, 17 viadutos ou passagens inferiores, 30 interconexões e 62,5 km de vias marginais em travessias urbanas, além da realização de correções em 7,5 km. Já no caso da BR-116, está prevista a implantação de 21 viadutos ou passagens inferiores, 43 inteconexões, 47 passarelas, bem como 100 melhorias em acesso e 26,7 km de vias marginais em travessias urbanas.
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