A manutenção é fundamental para evitar problemas causados pela intensificação do uso.
No verão, o uso do aparelho de ar-condicionado é constante durante as viagens de caminhão. Com a aproximação da estação, é importante prestar atenção a alguns cuidados para a segurança e para o melhor funcionamento do equipamento. Sem a manutenção necessária, podem surgir problemas decorrentes da intensificação do uso. "O problema mais comum com o uso intenso, na maioria das vezes, é causado pela deficiência na refrigeração do sistema em função de sujeira ou avarias no condensador, especialmente em operações com muita poeira", afirma Luiz Gustavo Schionato, engenheiro de pós-vendas da MAN Latin America.
Winson Lourenço, também engenheiro de pós-vendas da MAN Latin America explica que, com a chegada do verão, a pressão no sistema de ares-condicionados se eleva facilmente, por isso a importância de manter limpos o evaporador e, principalmente, o condensador, responsável pela refrigeração do sistema. No dia a dia, é preciso tomar algumas precauções para prolongar a vida do aparelho e manter a cabine refrigerada, como desligar o ar-condicionado antes de dar a partida no veículo. Isso evita o dano das peças elétricas nos picos de energia. "Também se deve evitar abrir os vidros e as portas com o equipamento ligado, para manter o compressor funcionando de forma mais constante e estável", afirma Lourenço.
Outro cuidado destacado pelos profissionais é abrir os vidros do veículo antes de ligar o ar-condicionado para que o ar quente seja substituído por um ar mais fresco. "Isso ajuda o equipamento a refrigerar o habitáculo mais rapidamente e evita sobrecarga no compressor", explica Shionato. Se for percebido algum defeito, a recomendação é desligá-lo e levar o veículo a uma concessionária autorizada o quanto antes para verificação. Segundo Lourenço, há riscos em utilizar o ar-condicionado com defeito, podendo, entre outros prejuízos, danificar as demais peças, encarecendo o concerto. "Por exemplo, um simples fusível queimado pode causar o travamento do compressor do ar-condicionado, cujo custo de reparo é bem maior quando comparado ao fusível", diz.
O uso constante do aparelho gera um consumo maior de combustível, variando de acordo com a potência do motor onde o sistema de ar-condicionado está instalado. "De maneira geral, um consumo extra de combustível existe já que toda vez que se liga o ar condicionado uma parte da potência do motor é consumida por ele. Em veículos de carga e passageiros, com motores diesel de elevado torque e potência, este consumo extra é irrisório e facilmente compensado pelas vantagens de conforto para motoristas e usuários, além do ganho com produtividade", pondera Lourenço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário